19º Concurso Poemas no Ônibus e no Trem – Até 20 de agosto

Posted on 23/07/2010

2



Divulgação

O período de inscrições para o concurso Poemas no Ônibus e no Trem de 2010 iniciaram no dia 21 de junho e se estendem até 20 de agosto. O endereço para inscrição pessoal e via Correios é o da Coordenação do Livro e Literatura (Av. Érico Veríssimo, 307), das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Deverão ser entregues cinco cópias de um poema inédito (nunca publicado, em qualquer meio) com até 14 versos, sendo vetadas cópias manuscritas. Os dados pessoais do candidato deverão constar em documento anexo.

Resultado e premiação

Aproximadamente 50 poemas serão escolhidos por cinco jurados, que terão como critérios de seleção a originalidade e a qualidade literária e poética. Essas obras, além de serem veiculadas nos ônibus de Porto Alegre e vagões da Trensurb, serão organizadas em um livro. Uma cota de 10% da tiragem será distribuída entre os autores dos trabalhos selecionados.

Arte e memória valorizadas
Esta será a 19ª edição do Poemas no Ônibus e no Trem. Com a aproximação do vigésimo aniversário do concurso, e na intenção de valorizar a produção poética de todos os participantes, está em desenvolvimento um site que reunirá todas as obras inscritas ao longo dessas duas décadas. Sem hierarquia, sem concorrência, sem critérios de seleção: todo poema um dia inscrito no concurso estará disponível nas esquinas e trilhos da internet. O endereço do site será divulgado em ocasião oportuna.

Informações adicionais, como os requisitos formais para a inscrição, podem ser consultadas no edital do concurso, ou através do telefone (51)3289.8074, ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.

Regulamento

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA

COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA- CLL

CONCURSO 4/10 – 001.006325.10.6

POEMAS NO ÔNIBUS E NO TREM/ EDIÇÃO 2010

Regulamento

O presente Regulamento institui normas para o procedimento do Concurso Poemas no Ônibus/Edição 2010, observadas as disposições da Lei 8666/93, no que couber.

I – Da Finalidade

Estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção poética. Para tanto, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), através da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Companhia Carris Porto-Alegresense, Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre/S.A-Trensurb, propõem a 19ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e no Trem, que selecionará aproximadamente 50 (cinqüenta)poemas, de acordo com a demanda por parte das empresas de transporte coletivo, para veiculação na frota de ônibus de Porto Alegre e nos trens da Empresa Trensurb.

II – Da Organização

O concurso será organizado pela PMPA, através da Secretaria Municipal da Cultura.

III – Da inscrição

As inscrições serão realizadas de 21 de junho a 20 de agosto de 2010, na SMC – Av. Érico Veríssimo, 307 (esquina Av. Ipiranga) – POA/RS – CEP: 90.160-181 – das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, pessoalmente, pelos Correios ou pela Internet.

As inscrições só serão efetivadas mediante a entrega do material de acordo com as seguintes regras:

  1. cada candidato poderá inscrever somente 1 (hum) único poema inédito; entende-se como inédito o poema nunca antes publicado em qualquer veículo, seja impresso ou eletrônico.
  2. o poema deverá ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), em Língua Portuguesa;
  3. entregar 05 (cinco) cópias do poema, quando efetuada a inscrição pessoalmente ou pelo Correios. A inscrição pela Internet obedecerá outra norma.
  4. não serão aceitas cópias manuscritas; os poemas inscritos deverão ser entregues datilografados ou digitados em folha de papel A4, ou ofício, em fonte 12, espaçamento de linha 1,5, no formato vertical e sem imagens, contendo no máximo 45 toques cada verso. Leia-se toque qualquer tecla acionada no teclado no ato da digitação do texto: pontuação, espaço, etc…Não serão aceitas inscrições de poemas no formato horizontal da folha A4.
  5. em cada cópia constará, além do poema, apenas o título do trabalho.
  6. no caso de inscrições pelo Correios e/ou pessoalmente não serão aceitos trabalhos que não estiverem estritamente de acordo com este REGULAMENTO e, em anexo, o candidato deverá remeter os seguintes dados:
  • nome completo;
  • endereço completo;
  • telefone para contato;
  • e-mail, se houver;
  • profissão;
  • como ficou sabendo do concurso; por que está participando
  • título do trabalho; se não houver título, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso.

Obs.:a postagem deverá ser efetuada até 20 de agosto (vale, para efeitos de a possibilidade da inscrição ser aceita, o carimbo do Correios até esta data).

  • No caso de inscrições pelo Correios e Internet a confirmação da mesma poderá obtida pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br
  1. A organização do concurso não se responsabiliza por eventuais problemas de revisão de poemas cuja ficha de inscrição não apresentar dados completos. (artigo 6)
  2. O poemas enviados que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO terão automaticamente suas inscrições invalidadas.
  1. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: a inscrição será efetuada em uma única vez, devendo ser preenchida a ficha de inscrição, que estará disponível no site, à época do respectivo período, ou seja, de 21 de junho a 20 de agosto de 2010, com todos os dados solicitados nela como: nome completo, endereço completo, telefone para contato, e-mail, profissão, como ficou sabendo do concurso, título do trabalho. Se não houver, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso. IMPORTANTE: Cada participante só poderá realizar uma única inscrição pela internet, mais de uma inscrição implicará na desclassificação automática do candidato no concurso..

9.1    ATENÇÃO: quando for feito o anexo do arquivo do poema, o mesmo deverá conter apenas o poema, título, se houver, e pseudônimo.

9.2    As inscrições que não estiverem de acordo com o regulamento serão automaticamente invalidadas.

9.3    Os poemas deverão ter no máximo 14 linhas, em Língua Portuguesa, formato vertical de folha A4, sem imagens e com 45 toques cada verso, espaçamento 1,5, em fonte 12. (artigos 2 e 4)

Obs: Caso ocorra qualquer problema na inscrição do candidato pela internet , em hipótese alguma deverá ser enviado um novo trabalho, isso implicará numa nova inscrição, não  permitida pelo REGULAMENTO. Neste caso, o procedimento será procurar a organização do concurso pelos contatos: 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br

IV – Da Participação

O Concurso é aberto a todos os interessados, exceto aos funcionários da PMPA, e dos parceiros da ATP e Empresa Trensurb. Essa exceção não se aplica aos aposentados.

Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

O ato da inscrição de todos os trabalhos implica automaticamente na cessão dos direitos autorais para publicação (adesivos, coletânea Poemas no Ônibus e meios eletrônicos) ou utilização em qualquer outra forma de veiculação do Projeto.

V – Da Seleção

1-A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura (CLL) designará um júri composto por 5 (cinco) pessoas representativas da área da literatura, nomeado pelo Secretário Municipal da Cultura através de Portaria. A este júri confere-se o poder soberano de seleção de aproximadamente 50 poemas.

2-A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada por critérios que balizem sua escolha seja pela originalidade e qualidade literária e poética.

3 -A arte gráfica da matriz onde o poema será impresso é elaborada por uma equipe especializada e, uma vez inscrito o poema, o autor concorda com essa condição, isentando-se de qualquer questionamento quanto a apresentação gráfica da matriz. OBS: a disposição visual do poema será mantida tal qual o autor inscreveu no concurso.

4 – O corpo de jurados receberá a título de cachê pelo trabalho de seleção dos poemas o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) a cada jurado.

VI – Da Divulgação do Resultado

O resultado do Concurso será divulgado durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre (Praça da Alfândega), e também através do telefone 156 (número de informações da PMPA), no link da Cultura, na página da PMPA, publicação no Diário Oficial de Porto Alegre e em jornal de grande circulação na Cidade.

–          www.portoalegre.rs.gov.br entrar em Secretarias, clicar em Cultura, depois em Literatura e Poemas no Ônibus)

Os autores selecionados serão avisados por correspondência, telefonema ou e-mail, em momento oportuno.

VII – Dos Recursos

1-      Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 05 (cinco) dias úteis antes da abertura das inscrições com base na Lei 8666/93, artigo 41.  Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.

2-      Da decisão da Organização do Concurso que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

VIII – Da Premiação

O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas nos ônibus de Porto Alegre e trens da Trensurb, e a edição e lançamento de livro com os poemas selecionados, mais uma cota de 10% do total da edição, dividido entre os autores selecionados, a título de quitação de direitos autorais.

IX –Da Dotação Orçamentária

As despesas decorrentes do presente Concurso correrão por conta da dotação orçamentária n° 1003.2429.339036.

X– Das outras Disposições

A inscrição dos trabalhos neste concurso implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela SMC, observada a legislação pertinente.

INFORMAÇÕES e obtenção do inteiro teor do Regulamento.

Coordenação do Livro e Literatura

Centro Municipal de Cultura,

Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues

(Av. Érico Veríssimo, 307; CEP: 90.160-181)

e-mail: poemasonibus@smc.prefpoa.com.br;

www.portoalegre.rs.gov.br/smc

Telefone: 0xx 51 3289 8074

Horário: das 09h às 12h e das 14h ás 18h.

Porto Alegre, 28 de maio 2010.

Sergius Gonzaga

Secretário Municipal da Cultura

Fonte: Secretaria de Cultura de porto Alegre – http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=57

Anúncios